segunda-feira, 25 de março de 2013

Governo da Paraíba anuncia que vai pagar translado do alpinista paraibano que morreu tentando escalar o monte aconcágua

Josenildo Correia da Silva desapareceu no monte Aconcágua desde quarta (6) (Foto: Arquivo Pessoal) 
O governo da Paraíba informou na manhã desta segunda-feira (25) que vai arcar com os custos dos translado do corpo do alpinista paraibano Josenildo Correia da Silva, encontrado no Monte Aconcágua, na Argentina, na última quarta-feira (20). Segundo familiares da vítima, o preço do transporte do corpo até a Paraíba seria de aproximadamente R$ 20 mil. De acordo com a secretária de Comunicação da Paraíba, Estela Bezerra, a decisão do custeio do translado partiu do governador Ricardo Coutinho, após o Ministério das Relações Exteriores informar que não iria arcar com os custos do envio do corpo do alpinista a Paraíba. A Secretaria de Comunicação não informou que secretaria arcará com o custo.
No último sábado, parentes e amigos de Josenildo Correia haviam iniciado uma campanha para arrecadar dinheiro com o objetivo de custear o translado da Argentinapara a Paraíba. Segundo Claudionor Gomes, amigo da família e que acompanha a mulher do alpinista na Argentina, “ela expressou o desejo de enterrar o marido dela na Paraíba”, disse.
Entenda o caso
Josenildo desapareceu no dia 6 de março quando tentava chegar ao topo do Monte Aconcágua, com outros quatro brasileiros. O corpo do alpinista foi encontrado pela Guarda Florestal do monte por volta das 13h da quarta-feira.
A esposa de Josenildo, Alessandra Pereira, iria retornar na sexta-feira ou no sábado (23) da Argentina, para onde viajou para auxiliar nas buscas. Previsão que, segundo o amigo da família, não deve se concretizar. "Pelas informações que temos, a liberação do corpo leva mais uns três dias. Por isso, a nossa preocupação é se concentrar em levantar o dinheiro para que possamos realizar o desejo da família, que é o de enterrar o corpo de Josenildo em Guarabira", acrescentou.
Monte Aconcágua 
O Aconcágua é o ponto mais alto das Américas. O pico fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 110 km de Mendoza. A montanha representa um desafio para os alpinistas, que têm de enfrentar o frio e a escassez de oxigênio, comum em grandes altitudes, para tentar atingir o seu pico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário