As micro e pequenas empresas paraibanas foram responsáveis por 70% das vagas oferecidas no mercado de trabalho do estado durante o mês de outubro, de acordo com um levantamento do Sebrae. Foram criados 1.944 empregos no setor, 28% a mais que o mesmo período do ano passado. De janeiro até dezembro foram mais de 8,2 mil contratações com carteira assinada, geradas pelos pequenos negócios na Paraíba.
Wesley de Sousa estava há quatro meses sem trabalhar e se diz muito satisfeito com a oportunidade que conseguiu em uma pizzaria no bairro dos Bancários, zona Sul de João Pessoa. De acordo com o empresário José Miguel, a organização com os empregados foi um dos fatores decisivos para a pizzaria ganhar o premio MTE Brasil Paraíba como destaque de inovação.
Ele destacou que é importante que os funcionários tenham boa desenvoltura e falem bem com o cliente, além de ser uma preocupação constante da empresa saber quais são os sonhos pessoais de cada um dos funcionários.
“Trabalhamos muito essa questão de levantar o ego do funcionário no seu pessoal para que ele renda bem no profissional, trabalhamos muito juntos, perguntamos sempre 'qual o seu sonho, o que você almeja para a sua vida?', porque nós sabemos que, dependendo do perfil do funcionário, ele vai render muito mais, então nós avaliamos muito a vida pessoal dele porque nós sabemos que isso vai ser um resultado positivo no profissional”, afirma José Miguel, dono da pizzaria.
Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, mais de 98% das empresas na Paraíba são de micro e pequeno porte; mais de 80% delas sobrevive aos dois primeiros anos, superando índices nacionais. Isso reflete na abertura de novas vagas, fato comprovado pelo Sine Municipal em João Pessoa. A coordenadora Ludimila Carvalho informa que, das 500 empresas cadastradas, mais da metade são de micro e pequeno porte, que em vários segmentos estão empregando cada vez mais.
“Para as micro e pequenas empresas, a grande demanda é na parte de prestação de serviços, como salões, costura, restaurantes. Na área de turismo a demanda também é alta”, afirma a coordenadora do Sine João Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário