quinta-feira, 5 de junho de 2014

Brasil sobe uma posição e ocupa o terceiro lugar no ranking da Fifa

Felipão Scolari no treino da seleção (Foto: Reuters)
O Brasil ganhou uma posição no último ranking da Fifa antes da disputa da Copa do Mundo e agora ocupa a terceira colocação (1.242 pontos), atrás somente da Alemanha (1.300) e da líder Espanha (1.485). Na lista divulgada na manhã desta quinta-feira, a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari aparece à frente de Portugal (1.189), agora na quarta colocação.

A relação contém outras novidades no Top 10. Pulando duas colocações, a Argentina passou para o quinto lugar (1.175), seguida pela Suíça, outra a subir dois degraus (1.149). Uruguai (7º, com 1.147), Colômbia (8º, 1.137), Itália (9º, 1.104) e Inglaterra (10º, 1.090) completam o bloco dos dez primeiros selecionados.

Entre os 30 melhores colocados, os que mais subiram no ranking foram Bósnia (do 25º para o 21º lugar), Eslovênia (do 29º para o 25º) e Costa Rica (pulou seis posições e agora se encontra em 28º).
Ranking por grupos da Copa
A Fifa também exibiu o ranking dividido em cada um dos oito grupos da Copa do Mundo. A chave que tem a melhor média é justamente a primeira da história do torneio a contar com três campeões mundiais: Uruguai, Inglaterra e Itália, além da Costa Rica. Já a mais fraca segundo a classificação seria a formado por Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria.
A média do grupo do Brasil, que tem ainda México, Croácia e Camarões, é a terceira mais baixa da competição, à frente dos grupos da Bélgica e da já citada Argentina. Veja abaixo a tabela com a pontuação de cada seleção no Mundial, dividida por chaves.
Ranking dos grupos da Copa (Foto: Divulgação / Fifa)Veja a pontuação de cada seleção na Copa do Mundo e a média de seus respectivos grupos (Foto: Divulgação / Fifa)

Confira a programação do São João 2014 de Patos, no Sertão da Paraíba

Bell Marques (Foto: Foto: Valter Pontes/Agecom) 
A programação do São João de Patos 2014, no Sertão paraibano, conta com atrações como Wesley Safadão, César Menotti e Fabiano, Bell Marques, Gabriel Diniz, Asa de Águia e Daniel. A festa vai de 18 a 23 de junho no Terreiro do Forró.

Divulgada programação do São João de Campina Grande.

Uma multidão lotou o Parque do Povo para participar da última noite do Maior São João do Mundo  (Foto: Taiguara Rangel/G1)  
A programação oficial do Maior São João do Mundo de Campina Grande foi divulgada na manhã desta segunda-feira (19). De acordo com a Prefeitura Municipal, a festa pretende atrair cerca de duas milhões e quinhentas mil pessoas à cidade entre os dias 6 de junho a 6 de julho. Além do calendário principal no Parque do Povo, a festa contará com eventos nos distritos de Galante e São José da Mata, nas casas de shows e clubes do município além de festas juninas nos bairros.
Entre os destaques, estão os shows de Garota Safada, Flávio José, Zé Ramalho, Lucy Alves, Elba Ramalho, Fagner, Padre Fábio de Melo, Santanna, Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Genival Lacerda, Frank Aguiar, Gatinha Manhosa, Luan e Forró Estilizado e Banda Encantu's.

Paralelamente a essas atrações, ainda haverá o festival de quadrilhas, a corrida dos namorados, que acontece no dia 12 de junho, o casamento coletivo, juntamente com a caminhada da lua, no dia 13, o passeio ciclístico no dia 15, a corrida da fogueira no dia 22 e a corrida do jegue no dia 24.


Jogadores do Treze se desentendem e trocam murros em treino do clube

treze, briga, treino, presidente vargas (Foto: Reprodução / TV Paraíba) 
A situação do Treze no Campeonato Paraibano, em que o time está quase desclassificado; e também a má campanha do time na Série C do Brasileirão, acabaram repercutindo internamente. Na tarde desta quarta-feira, no último treino do Alvinegro antes do jogo contra o Santa Cruz-PB, pelo estadual, os jogadores do time acabaram se envolvendo numa confusão generalizada. O incidente ocorreu no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, e teve como principais envolvidos o lateral-direito Eduardo Arroz e o terceiro goleiro Arthur. 
Tudo começou durante o recreativo comandando pelo técnico Givanildo Oliveira. Após um gol duvidoso de um dos times, os dois jogadores começaram a discutir se o gol aconteceu ou não. e acabaram partindo para a agressão física, com trocas de murros e empurrões. O problema acabou envolvendo outros atletas. Nenhum dos jogadores quis comentar o caso. 
Antes do problema, o clima no treino era até descontraído. Com brincadeiras e risadas de ambos os times. Mas depois da jogada duvidosa, em que o time sem colete marcou um gol e o time dos sem coletes começaram a reclamar, a confusão no gramado foi iniciada. 
O arqueiro Arthur foi o primeiro a partir para cima de Arroz, após este ter soltado um xingamento. Eduardo Arroz, também muito irritado, revidou. E trocou murros com o goleiro. 
No final do treino, o treinador Givanildo Oliveira falou sobre o ocorrido e tentou amenizar o que aconteceu dentro das quatro linhas. 
- Isso são coisas do dia a dia. Quando você passa o ano todo com um grupo e não tem nada disso, ótimo. Mas as vezes acontece um pequeno atrito. Foi o que houve com os dois. Apenas isto. Já está tudo sanado - amenizou o treinador. 
Além da situação incômoda nos bastidores, a situação do time do bairro do São José na tabela do estadual esta de ruim a pior. Tendo que vencer as duas últimas partidas, o Alvinegro ainda tem que torcer por uma série de combinações de resultados para conseguir a classificação para as semifinais. 
Nesta quinta-feira, em João Pessoa, o Treze vai a João Pessoa tentar vencer o Santa Cruz de Santa Rita no Estádio da Graça. Caso o time perca ou mesmo empate, estará automaticamente eliminado da competição.

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 8 anos na PB

 
Um homem de 42 anos foi preso na quarta-feira (4) na cidade de Belém, no Agreste da Paraíba, suspeito de estuprar uma enteada de oito anos. De acordo com a Polícia Civil, o padrasto foi flagrado pela esposa e em depoimento prestado à polícia assumiu o abuso sexual. O suspeito, que trabalha com coleta de material reciclável, cuidava da filha da esposa desde quando ela tinha apenas dois anos.
A delegada que registrou o caso, Paula Monalisa, explicou que o suspeito também assumiu que já tinha abusado da criança outras vezes. “Ele disse que não houve a penetração, que não houve a conjunção carnal, mas isso vai ser apurado. A criança vai ser submetida a exames para comprovar se houve conjunção”, explicou a delegada.
A mãe da menina que sofreu abuso é casada com o suspeito há cerca de seis anos. Durante o relacionamento, o casal teve três filhos, sendo que o mais novo tem dois meses de vida. A denúncia à polícia foi feita pelo Conselho Tutelar, que foi até a residência da família e conversou com os envolvidos.
Ainda segundo Paula Monalisa, a criança, mesmo após ter sofrido o abuso, criou um vínculo afetivo com o padrasto. “A criança chorou muito. Ela inclusive o chama de pai, ficou me perguntando se eu ia prender o pai dela. A gente teve que explicar que não estava prendendo. Ela falou que gostava mais ou menos dele, porque ele dava dinheiro”, comentou a delegada.
O catador de material reciclável está detido na cadeia pública de Belém. O caso foi encaminhado para Delegacia da Mulher de Guarabira, cidade também localizada na região Agreste da Paraíba.

Em 2013, 10% dos homicídios na PB foram de crianças e adolescentes

 
Um total de 157 crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2013 na Paraíba. Este número representa pouco mais 10% dos 1.537 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados no estado durante o ano, que se dividem em homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Os dados são de um relatório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Seds). A vítima mais jovem tinha 3 anos e os números geram uma média de um homicídio de criança ou adolescente a cada 2,3 dias.