sábado, 29 de dezembro de 2012

Turistas aproveitam manhã de sol para irem às praias em João Pessoa

Turistas ocuparam as areias da praia de Tambaú nesta sexta-feira (28) (Foto: André Resende/G1)

Os turistas que chegaram a João Pessoa para comemorar a passagem de ano aproveitaram a manhã ensolarada de sexta-feira (28) para irem às praias urbanas da capital paraibana. Sob uma temperatura de 31°, os guarda-sóis e cadeiras se acumulavam ao longo das praias de Tambaú e Cabo Branco, as mais procuradas por quem visita a cidade. Apesar da movimentação, era possível notar o clima de tranquilidade pouco visto nas praias urbanas das capitais nordestinas.

Festa de Ano Novo em João Pessoa terá 14 minutos de fogos de artifício

Chuva de fogos vista da praia de Tambaú, em João Pessoa, na Paraíba. (Foto: Maurício Melo/G1)

Na capital paraibana, quem anima a noite de fim de ano é o grupo Paralamas do Sucesso, com um show gratuito na praia do Cabo Branco. De acordo com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o show pirotécnico da virada terá duas balsas com cerca de três toneladas de fogos de artifícios que devem queimar por 14 minutos a 400 metros da praia. A estimativa é que 200 mil pessoas compareçam para assistir aos shows e à queima de fogos organizados pela Prefeitura.
Além da festa de graça na orla, o G1 também selecionou outras opções de festas que ainda vão acontecer na capital com ingressos disponíveis. Confira detalhes e preços.
A abertura fica por conta da Orquestra Balaio Nordestino que deve iniciar a apresentação do dia 31 por volta das 20h30, dando lugar a banda Capim Cubano em seguida, às 22h. A banda paraibana toca até o início da queima de fogos. Após os 14 minutos do show pirotécnico será vez da banda encabeçada pelo pessoense Hebert Viana. O show dos Paralamas está previsto para começar por volta das 00h30 e deverá ter a duração de pelo menos 1h30.
Segurança
A orla de João Pessoa ganhará o reforço de 300 policiais extras, segundo a Polícia Militar da Paraíba. O esquema contará ainda com 15 viaturas e dez motocicletas, além das modalidades a pé, a cavalo e de bicicleta. Ao longo da orla, serão montados sete Postos de Observação Policial (POP) e uma central móvel de videomonitoramento.
Para Intermares, onde também acontece a festa de fim de ano, serão empregados 70 policiais e cinco POPs. O Comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jéfferson Pereira destacou que o policiamento de rotina não sofrerá alterações por causa do contingente que fará a segurança da população nas festas de fim de ano. “As pessoas podem ficar tranquilas, pois apesar do reforço nas áreas de maior movimentação, os outros bairros não ficarão descobertos”, garantiu.
O coronel Jéfferson Pereira orienta ainda que a população pode contribuir com a segurança ao tomar alguns cuidados. As dicas para evitar ocorrências típicas da época, segundo o coronel, é que a população evite carregar objetos de valor e grandes quantias em dinheiro.
Para o Terminal de Integração, no Centro de João Pessoa, também foi montado um esquema especial de policiamento para o réveillon, tanto na véspera quanto no dia, haverá mais dez policiais extras a pé e com uma guarnição da Força Tática.
Nos presídios
O Comando Regional ainda reforçará a segurança nos presídios e empregará 25 policiais do serviço de inteligência nas ruas, fazendo o trabalho velado (sem identificação) de localização de possíveis infratores.
Lei Seca
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), ainda segundo a Polícia Militar, intensificará as blitze nas ruas a avenidas que dão acesso às festas da virada para o cumprimento da Lei Seca.


Polícia Militar da Paraíba lança operação para reforçar segurança

. (Wagner Varela/ 1º BPM)
A Polícia Militar da Paraíba lançou na noite desta sexta-feira (28) a 'Operação Réveillon' que tem como objetivo reforçar a segurança durante o período de festas de fim de ano, como também nas posses dos novos prefeitos.
O lançamento da operação aconteceu no bairro do Altiplano e contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar, o coronel Euller Chaves e dos comandantes de batalhões.
De acordo com o coronel Euller Chaves o policiamento ordinário, que conta com um efetivo de 1.300 homens por turno, receberá um reforço de 450 a 500 policiais, que atuarão durante as festividades de ano novo e também nas posses. Por telefone, o coronel explicou ao G1 que o policiamento será intensificado no Busto de Tamandaré em João Pessoa e na praia de Intermares em Cabedelo, Região Metropolitana, onde acontecem festas com grande público, mas também haverá a partir desta sexta-feira (28) patrulhamento reforçado nas áreas consideradas críticas, indicadas pelo setor de inteligência da PM.
“A Operação Réveillon vem suplementar o policiamento ordinário nos pontos mais críticos orientados pelas estatísticas e pelo nosso serviço de inteligencia e também na cobertura dos eventos de grande massa, como as festas no Busto de Tamandaré e em Intermares, bem como durante as solenidades de posse, que acontecerão no dia 1º, nós estaremos realizando planejamentos e dando  apoio às prefeituras dos municípios.” disse o coronel Euller.
Ele explicou ainda que participarão do reforço nas ruas o pessoal da área administrativa, alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e policiais que voluntariamente assumiram escala extra. O início da 'Operação Réveillon' foi marcada pela saída em comboio de aproximadamente 30 carros da Polícia e 80 homens que iniciaram o patrulhamento, com abordagens e blitzen em diversos pontos da Grande João Pessoa, juntamente com o comandante geral e com os comandantes de batalhões.
Além do efetivo extra de policiais, a segurança na orla das praias de  Tambaú e Cabo Branco durante a festa da virada, será reforçada por mais 15 veículos, 10 motocicletas e 7 pontos de observação policial. Na praia de Intermares, em Cabedelo haverá além do reforço no efetivo, mais cinco pontos de observação.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O JOGADOR DE FUTEBOL MARCELINHO PARAÍBA FOI DETIDO POR AGREDIR SUA EX-MULHER.

Marcelinho Paraíba é detido por agressão a ex-mulher (Karoline Zilah/G1)

Ex-mulher de Marcelinho procurou a polícia e passou por exame de corpo de delito (Foto: Silas Batista/Globoesporte.com)

O jogador de futebol Marcelinho Paraíba, que atualmente joga pelo Boa Esporte, de Minas Gerais, foi detido na tarde desta quinta-feira (13) em Campina Grande. Policiais estiveram em seu sítio, no bairro de Nova Brasília e o detiveram após uma denúncia de violência contra sua ex-mulher. Após pagar fiança, ele foi liberado e vai responder o caso em liberdade.
Segundo a delegada Karine Luiz de Lima, responsável pelo plantão da Central de Polícia nesta quinta, ele chegou à Delegacia da Mulher por volta das 17h30 (horário local).
O jogador foi liberado por volta das 20h20 depois que o advogado dele providenciou o pagamento da fiança, estipulada em 20 salários mínimos. Agora, ele deve responder o caso em liberdade.
De acordo com a Polícia Civil, a ex-mulher do atleta foi até o sítio no fim da manhã para cobrar o pagamento atrasado de pensão alimentícia e teria sido agredida por ele. Por conta disso, por volta das 15h30 (horário local) ela foi até a Delegacia da Mulher para prestar queixa. Ela passou por exames de corpo de delito e ficou comprovada lesão corporal leve.
No fim da tarde, a polícia foi até o sítio e o atleta foi levado pela polícia até a delegacia para ser ouvido pela delegada da mulher Herta de Fança. No entanto, segundo a policial, ele preferiu não falar.
O advogado Afonso Vilar confirmou à imprensa que Marcelinho
Paraíba está com o pagamento da pensão atrasado, mas disse que o jogador negou ter agredido a ex-mulher.

Filho do secretário de Segurança da PB é detido por consumo de droga

Triturador encontrado com filho de secretário da Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Filho do secretário de Segurança Pública é detido em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um adolescente de 17 anos, filho do secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, foi detido na manhã desta segunda-feira (10) sob a suspeita de estar consumindo maconha em uma avenida de João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, o filho do secretário e um outro adolescente de 15 anos estavam com cigarros de maconha e um objeto usado para triturar a droga. Os dois foram levados para serem ouvidos na Delegacia da Infância e da Juventude. A delegada Juvanira Holanda Linhares, no entanto, nega que tenha sido encontrada qualquer droga com eles.
Segundo a Polícia Militar, o Centro Integrado de Operações Policiais recebeu a informação de que os dois adolescentes estariam consumindo a droga na Avenida Paulino Pinto, no bairro do Cabo Branco, no final da manhã.  Segundo o policial militar que atendeu a ocorrência, mas não quis ser identificado, os adolescentes também desacataram os policiais no momento em que foram abordados.
A secretaria de Segurança Pública enviou uma nota em que a delegada da Infância e da Juventude, Juvanira Holanda Linhares, responsável pela apuração da apreensão dos adolescentes, confirmou que um deles é filho do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. Já por telefone, a delegada disse que nenhuma droga foi encontrada com os adolescentes e eles foram detidos porque no momento da abordagem policial ficaram nervosos e não souberam explicar de quem era o triturador que estava, segundo a delegada, atrás e não com os suspeitos.
"Quando os policiais fizeram a abordagem dos meninos, nenhuma droga estava em posse deles. O triturador foi encontrado atrás e nenhuma droga estava nem com eles, nem no triturador", garantiu a delegada.
A secretaria informou ainda que estão sendo tomadas todas as medidas legais cabíveis ao fato. Até as 13h30 (horário local) o secretário ainda não havia se pronunciado sobre o evento.
Os adolescentes são ouvidos ao lado dos responsáveis, pelo fato de eles serem menores de idade. A tendência é que os dois sejam liberados após ser firmado um termo circunstanciado de ocorrência.

Banhistas encontram tartaruga morta em praia de João Pessoa

Um tartaruga marinha foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (11) na Praia de Tambaú em João Pessoa. Cordas e uma rede de pesca foram encontradas ao lado do animal. A suspeita é que ela tenha ficado presa na rede e morrido (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Animal foi visto nesta terça-feira na Praia de Tambaú.
Ao lado da tartaruga foram encontradas cordas e uma rede de pesca.

Garrafa pet é matéria-prima para decoração natalina na Paraíba

Emlur faz decoração de Natal com material reciclável na Paraíba (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Sabe aquela garrafa de refrigerante que depois de usada é jogada no lixo? Pois bem, esse tipo de material, a garrafa pet, ganhou uma nova utilidade com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e faz parte da decoração da sede do local em João Pessoa
Uma árvore de Natal será montada em frente ao órgão, na Avenida Minas Gerais, Bairro dos Estados. Para árvore serão utilizadas mais de mil garrafas.
“Aquilo que muita gente joga no lixo, nós transformamos em arte”, disse Roberto Carvalho, coordenador da Oficina de Artes. Os setores da Emlur já receberam guirlandas ecológicas, além de grandes bolas que enfeitam o hall da Autarquia. Todos os artigos natalinos foram produzidos pela equipe da Oficina de Artes desde o mês de novembro a partir da reutilização de garrafas pet.

Na PB, mulheres viram artesãs e empreendedoras após a maternidade

Artesãs Ana Lúcia e Daniella Branco mostram os itens que fizeram na Paraíba (Foto: Arte/G1)

Ana Lúcia é uma mãe que tá dando os primeiros passos para se tornar uma empreendedora na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)

A mãe Daniella Branco já comercializa os produtos na Paraíba e em outros estados (Foto: Inaê Teles/G1)
  
A maternidade desperta diversos sentimentos nas mulheres, e não é só aquele de amor incondicional. Nos casos de Daniella e Ana Lúcia, o passar dos anos de seus filhos, Sarah e Pedro Ramon, fizeram delas mulheres empreendedoras. É que a fisioterapeuta Daniella Santos Branco, de 27 anos, e a universitária Ana Lúcia, de 26 anos descobriram, sem querer, que ao criarem a decoração das festinhas de aniversários dos filhos poderiam também transformar a atividade em fonte de renda.
.A analista e gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, explicou que pesquisas apontam que as mulheres são responsáveis por 49% dos empreendedores do país. E que muitos dos casos de sucesso começaram como os de Daniella e Ana Lúcia. "As mulheres começam a partir de algo que fazem e em seguida outras pessoas tomam conhecimento, acham bonito e assim elas decidem abrir uma empresa", explicou Maria José.
Daniella fez as lancheiras, enfeites de mesa e toda decoração da festa de 2 anos da filha Sarah, que hoje está com 3 anos. “As pessoas acharam lindas minhas peças e depois começaram a encomendar”, ela contou que, após receber incentivos do marido, resolveu criar um blog (Pelas Mãos da Mamãe) e postar fotos das outras peças de decoração feitas por ela. Em pouco tempo Daniella recebeu outras encomendas. “Uma cliente de Manaus viu as fotos dos produtos e encomendou. Ela me disse que em 15 dias vendeu tudo. Já recebi encomendas do Paraná, São Paulo e Recife”, disse.
Já Ana Lúcia começou organizando seu próprio chá de bebê em agosto de 2011. Ela gostou da ideia de confeccionar os convites e as lembranças da comemoração e hoje está fazendo toda decoração da festa de 1 ano do filho Pedro Ramon, o Pepeu. A ideia surgiu quando ela foi para uma festa infantil da família e ficou encantada com a decoração. “Avó da criança tinha feito toda a festa”, disse Ana Lúcia que observou os detalhes dos enfeites e decidiu que era capaz de fazer ela própria a decoração da festa de Pepeu. Assim como Daniella, Ana Lúcia agora quer investir no artesanato. “Penso continuar com a atividade e fazer a decoração de festas infantis, 15 anos e casamentos”, disse.

JOÃO PESSOA É ENFEITADA COM ILUMINAÇÃO NATALINA

Árvore luminosa da Energisa tem 30 mil lâmpadas e pode ser vista de vários pontos da cidade

A Primeira Igreja Batista de João Pessoa também recebeu decoração especial

Centro de João Pessoa recebeu iluminação especial neste Natal

Árvores do Parque Solon de Lucena receberam pontos de luz

O Parque Solon de Lucena recebeu novas cores em volta da Lagoa

DIVERSOS PONTOS DA CAPITAL PARAIBANA RECEBERAM ILUMINAÇÃO NATALINA E TODA A POPULAÇÃO JÁ ESTÁ NO CLIMA DO NATAL.

Última obra de Niemeyer, Museu dos Três Pandeiros é inaugurado na PB

Museu dos três pandeiros é inaugurado em Campina Grande (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Foi inaugurado na noite desta quinta-feira (13) em Campina Grande o Museu de Arte Popular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o ‘Museu dos Três Pandeiros’, segundo o arquiteto Luiz Marçal, integrante da equipe de Niemeyer e responsável pela obra na Paraíba, o projeto é o mais recente concluído no mundo com a assinatura de Niemeyer.
Na cerimônia, houve a solenidade de transição da reitoria da universidade, passando da gestão de Marlene Alves para Antonio Rangel Junior.