sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Na PB, mulheres viram artesãs e empreendedoras após a maternidade

Artesãs Ana Lúcia e Daniella Branco mostram os itens que fizeram na Paraíba (Foto: Arte/G1)

Ana Lúcia é uma mãe que tá dando os primeiros passos para se tornar uma empreendedora na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)

A mãe Daniella Branco já comercializa os produtos na Paraíba e em outros estados (Foto: Inaê Teles/G1)
  
A maternidade desperta diversos sentimentos nas mulheres, e não é só aquele de amor incondicional. Nos casos de Daniella e Ana Lúcia, o passar dos anos de seus filhos, Sarah e Pedro Ramon, fizeram delas mulheres empreendedoras. É que a fisioterapeuta Daniella Santos Branco, de 27 anos, e a universitária Ana Lúcia, de 26 anos descobriram, sem querer, que ao criarem a decoração das festinhas de aniversários dos filhos poderiam também transformar a atividade em fonte de renda.
.A analista e gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, explicou que pesquisas apontam que as mulheres são responsáveis por 49% dos empreendedores do país. E que muitos dos casos de sucesso começaram como os de Daniella e Ana Lúcia. "As mulheres começam a partir de algo que fazem e em seguida outras pessoas tomam conhecimento, acham bonito e assim elas decidem abrir uma empresa", explicou Maria José.
Daniella fez as lancheiras, enfeites de mesa e toda decoração da festa de 2 anos da filha Sarah, que hoje está com 3 anos. “As pessoas acharam lindas minhas peças e depois começaram a encomendar”, ela contou que, após receber incentivos do marido, resolveu criar um blog (Pelas Mãos da Mamãe) e postar fotos das outras peças de decoração feitas por ela. Em pouco tempo Daniella recebeu outras encomendas. “Uma cliente de Manaus viu as fotos dos produtos e encomendou. Ela me disse que em 15 dias vendeu tudo. Já recebi encomendas do Paraná, São Paulo e Recife”, disse.
Já Ana Lúcia começou organizando seu próprio chá de bebê em agosto de 2011. Ela gostou da ideia de confeccionar os convites e as lembranças da comemoração e hoje está fazendo toda decoração da festa de 1 ano do filho Pedro Ramon, o Pepeu. A ideia surgiu quando ela foi para uma festa infantil da família e ficou encantada com a decoração. “Avó da criança tinha feito toda a festa”, disse Ana Lúcia que observou os detalhes dos enfeites e decidiu que era capaz de fazer ela própria a decoração da festa de Pepeu. Assim como Daniella, Ana Lúcia agora quer investir no artesanato. “Penso continuar com a atividade e fazer a decoração de festas infantis, 15 anos e casamentos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário