segunda-feira, 25 de junho de 2012

DICAS PARA SOLTAR FOGOS DE ARTIFÍCIO


Dicas para soltar fogos de artifício
- Não permitir crianças com menos de 10 anos soltar bombas. Limitar a brincadeira a fogos luminosos e aos estalinhos conhecidos como “traque”.
- Quanto maior o potencial de explosão, maior a responsabilidade.
- Não deixar crianças maiores de 10 ano soltar bombas de alto poder de explosão.
- Ao comprar, procurar informações do manuseio com o barraqueiro que comercializou.
- Ler as instruções nas caixas dos fogos antes de soltá-los.
- Não soltar rojões próximo a copa de árvores e fiações elétricas.
- Não colocar nenhum tipo de objeto (garrafas, latas, etc) em cima da bomba.
- Nunca usar a própria caixa de fósforo para acender quaisquer que sejam os fogos de artifício. - Usar sempre uma fonte segura de calor, como um isqueiro ou uma brasa.
Em caso de acidentes
As crianças são principais vítimas de queimaduras no São João. Neste período no ano passado, 70% dos pacientes que deram entrada da Unidade de Terapia de Queimados de Campina Grande vítimas de queimaduras por fogos de artifício eram crianças de até seis anos. Em caso de queimaduras, o coordenador da UTQ explica que os pais não devem utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o mais ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma. A dica também vale para adolescentes e adultos.
Ainda de acordo com o médico Saulo Montenegro, não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso prejudica ainda mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d’água. No setor especializado, o Hospital de Trauma conta com uma equipe de oito cirurgiões plásticos, nove enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário