segunda-feira, 25 de junho de 2012

Hospitais atendem 50 casos de queimaduras durante São João na PB

Fogueiras fazem parte das tradições juninas (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)

Entre os dias 22 e 25 de junho, período das festas juninas, o Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa atendeu 32 pessoas vítimas de queimaduras. Já no Hospital de Trauma de Campina Grande, no Agreste paraibano, nos dias 23 e 24 de junho 18 pessoas deram entrada com queimaduras. De 1º de junho até esta segunda-feira (25), o Trauma de Campina Grande registrou 35 ocorrências. Já no mesmo período de 2011, foram 34 casos de queimados.
Em João Pessoa, 17 atendimentos foram de pessoas que se queimaram quando manuseavam fogos de artifício. Sendo 14 crianças e três adultos. Já em Campina Grande, dos 18 casos de queimados registrados, 15 são se crianças e 3 adultos.  Fazendo um comparativo com os casos registrados entre os dias 22 e 25 de junho em João Pessoa, de pessoas queimadas por fogos de artifício, houve um aumento de 325%. Em 2011, quatro pessoas foram atendidas no hospital de João Pessoa vítimas de queimaduras por fogos.
O médico Saulo Montenegro, da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital de Emergência e Trauma da capital, disse que ainda é cedo para apontar as causas dos acidentes, principalmente com as crianças, e por isso as equipes estão analisando cada caso para identificar as possíveis causas dos acidentes. A previsão é que os dados serão divulgados a partir das 10h da terça-feira (26).
Passada a festa de São João as pessoas já se preparam para os festejos de São Pedro, comemorado no dia 29 de junho, e por isso é bom ficar atento as dicas de como prevenir acidentes e também o que deve ser feito em caso de queimadura.
Como prevenir
O Major Marcelo Lins, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, deu um lista de dicas ao G1 para que as pessoas que forem acender fogueiras ou usar fogos de artifício possam evitar possíveis acidentes. “Acidentes durante as festas juninas acontecem porque na maioria das vezes as pessoas que os causam não têm consciência do perigo que algumas atitudes pode impor”, ressaltou. Seguem abaixo a dicas do Major Lins para evitar acidentes com fogo neste São João.
Dicas para se acender fogueira
- Escolher locais limpos, sem vegetação ou plantas, no momento de armar a fogueira.
- Não acender próximo a copa de árvores e fiações elétricas.
- Nunca jogar líquidos inflamáveis após ter acendido a fogueira.
- Não soltar fogos de artifício de qualquer que seja o tipo dentro da fogueira.
- Controlar a altura da fogueira. Evitar pilhas de madeira muito altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário