quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coremas, Lagoa e Paulista estão entre os municípios que mais choveu na regional de Pombal

 
Os agricultores do Sertão da Paraíba estão esperançosos com as chuvas que vem caindo na região nos últimos dias.

 
Informações do Escritório Regional da EMATER em Pombal mostram que fevereiro tem chovido bem em toda região de Pombal. As cidades de Paulista, Lagoa e Vista Serrana registraram índices acima de 100 milímetros somente nesse mês de fevereiro.

Confira os índices das chuvas nessa madrugada de quarta-feira (19) de fevereiro:

Pombal: 5.6
Paulista: 46
Coremas: 17.2
Lagoa: 20.5
S. Domingos: 5.8
Cajazeirinhas: 2
Vista Serrana: 54.5

Veja os índices de 2014 em toda região de Pombal:

O RIO PIRANHAS CONTINUA AUMENTANDO O SEU VOLUME

 
 
ESTAS FOTOS FORAM TIRADAS DE CIMA DA PONTE EM JARDIM DE PIRANHAS RN.

DOENÇAS PODEM SER TRANSMITIDAS ATRAVÉS DO BEIJO NA BOCA

Algumas doenças transmitidas pelo beijo na boca são:
  • Herpes labial: causada por um vírus, que se manifesta de tempos em tempos e que não tem cura.
  • Aids: doença causada por um vírus que diminui drasticamente as defesas do corpo, deixando-o vulnerável a uma série de doenças. Neste caso, a Aids pode ser transmitida pelo beijo na boca, se houver cáries ou feridas nos lábios ou no interior da boca. 
  • Sífilis: uma doença de difícil tratamento, que pode levar a complicações como meningite, doença renal e outras
  • Cárie: causada por uma bactéria que penetra nos dentes, podendo levar a sua perda
  • Gengivite: inflamação da gengiva que causa dor e desconforto, gerada pelas bactérias que dão origem ao tártaro
  • Mononucleose: causada por um vírus que se instala no organismo e pode levar a complicações sérias como a meningite, por exemplo.
Como estas doenças podem ser transmitidas pelo beijo, a melhor forma de evitar contaminar-se é só beijar o namorado(a) ou cônjuge. Pois, neste caso, há uma maior relação de confiança e é mais fácil o indivíduo saber se o parceiro está ou não doente.
Além destas doenças, existem muitas outras que podem ser transmitidas pela saliva e, neste caso, falar, tossir ou espirrar a menos de 1 metro do indivíduo já pode ser perigoso. Rubéola, sarampo, meningite, caxumba, tuberculose e catapora são alguns exemplos destas doenças.

Chuva de granizo na Paraíba deixa rastros de destruição e pessoas feridas

 Uma das casas atingidas 
O Cariri paraibano registrou ontem, o maior volume de chuvas deste ano. Quinze das 69 cidades onde a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) verificou a ocorrência de precipitações são da região. O município de Coxixola teve o maior índice pluviométrico: 82 milímetros, e em menos de duas horas, choveu mais do que a média prevista para o mês (55,4mm). Nas regiões do Agreste e Brejo, as chuvas caídas na noite da última segunda-feira e madrugada de ontem vieram acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo. A chuva de gelo e o vendaval, além de causarem surpresa a quem está acostumado com a seca e o calor de 28 graus, destruíram telhado, arrancaram árvores centenárias, feriram pessoas, isolaram comunidades e interromperam o fornecimento de energia elétrica em seis municípios, por mais de quatro horas. O fenômeno pode ocorrer, de novo, com maior probabilidade nas regiões do Cariri e Curimataú.
De acordo com a prefeita de Massaranduba, Joana Darc Queiroga, o cenário deixado pelas chuvas, nos sítios Cachoeira do Gama, Caiana, Embiras e São Miguel, foi de destruição. Segundo ela, os fortes ventos derrubaram cerca de 100 árvores, nas quatro comunidades rurais. A força do granizo também derrubou o telhado o telhado de 10 residências de quatro igrejas.
Cenário destruidor
“Quando me contaram pensei que fosse exagero e fui até os sítios para acompanhar a situação. Me surpreendi com o cenário que vi. Muitas árvores inclusive algumas delas centenárias, caídas à estrada impossibilitando o acesso às comunidades. A vegetação incluindo as bananeiras e cajueiros estavam como tivessem sido cortadas de foice. As casas mais atingidas chegaram a ter todo o telhado destruído e as famílias estão abrigadas nas casas dos parentes. Quatro igrejas, sendo três evangélicas e uma católica também tiveram o teto danificado”, disse a prefeita.
“As telhas caíram sobre elas”
A secretária de saúde do município, Maria Rogério, disse que seis pessoas ficaram feridas e precisaram ser atendidas por uma equipe médica. “Elas estavam com hematomas no corpo por conta das pancadas que sofreram quando as pedras de gelo danificaram as telhas e caíram sobre elas. Todas foram medicadas e liberadas. Só uma criança precisou ficar em observação por conta das escoriações”, disse.

Meteorologista prevê mais chuvas, trovoadas, ventos fortes, granizo e raios na Paraíba

 
 
 
 
 
Mais chuvas, trovoadas, ventos fortes, granizo e raios devem ser registrados na Paraíba, enquanto o sistema meteorológico Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) continuar atuando, segundo informação do professor do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Baldicero Molion.

O meteorologista alerta que diante da passagem do sistema, a incidência dos raios e ventos fortes é maior e orienta que as populações se previnam dos riscos.Nessa quarta-feira (19) , a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) registrou precipitações em 43 cidades. O maior índice pluviométrico foi verificado no município de Nova Floresta, no Curimataú, onde os pluviômetros marcaram 72 milímetros.

Segundo Molion, O VCAN está atuando por conta de mudanças nas configurações climáticas, como a circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera, em torno de 10 quilômetros de altura e que associado ao movimento do ar seco, formam as nuvens.

FORTE CHUVA EM CATOLÉ DO ROCHA NESTA QUARTA-FEIRA 19/02/2014

 
 
UMA FORTE CHUVA ATINGIU A CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA 19/02/2014, OS PLUVIÔMETROS MARCARAM 41 MM E DEIXOU TODA A POPULAÇÃO MUITO FELIZ, POIS DE ACORDO COM OS METEOROLOGISTAS A EXPECTATIVA É DE QUE TEREMOS UM BOM E FAVORÁVEL INVERNO. 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gerente da Cagepa afirma na Rádio Espinharas que as comportas de Coremas não serão fechadas.

 

O gerente regional da Cagepa em Patos, Maciel Damaceno, foi o entrevistado do programa Revista dos Municípios pela Rádio Espinharas, neste sábado (08), e na ocasião, garantiu que os boatos sobre o fechamento da Adutora Coremas-Sabugi, não procedem.
 
Para tranquilizar a população que teme a suposta interrupção no fornecimento da água vinda de Coremas, Maciel Damaceno informou:
 
“A população de Patos pode ficar tranquila que as comportas de Coremas não serão fechadas. Porém, a partir da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, será feita uma redução na vazão da água, passando de 3.6 metros cúbicos por segundo, para 2.5 metros cúbicos por segundo. Outra providência que será tomada pela AESA, será lacrar todos os motor bombas utilizados para irrigação, ou seja, essa prática será coibida para que a água seja usada exclusivamente para o abastecimento das cidades que estão no percurso do rio, a exemplo de Patos, Pombal, Paulista, São Bento e até o Rio Grande do Norte”, afirma o gerente.
 
Em relação a Barragem da Capoeira, outro Manancial utilizado para o abastecimento de Patos, Maciel disse que até o final do ano o açude ainda terá cerca de 4 milhões de reserva do líquido precioso. 

Sousa empata com a Queimadense, volta a liderar o campeonato paraibano 2014

Sousa 0 x 0 Queimadense, no Estádio Marizão, pelo Campeonato Paraibano de 2014 (Foto: Jéfferson Emmanuel / GloboEsporte.com/pb) 
Sousa e Queimadense entraram em campo na tarde deste domingo, no Estádio Marizão, brigando por objetivos bem diferentes dentro do Campeonato Paraibano. Para o Dinossauro, era a chance de reassumir a liderança da competição. Do outro lado, o Carcará da Serra buscava sua primeira vitória para aliviar a crise seguir na caminhada para sair da zona de rebaixamento. No fim das contas, o 0 a 0 colocou o Sousa na ponta da tabela, mas com um jogo a mais que o Campinense, e deixou a Queimadense a três pontos de sair do Z-2
Os donos da casa seguem invictos na competição e chegaram aos 16 pontos. O time de Queimadas permanece sem conseguir vencer e tem apenas cinco pontos, quatro a mais que o lanterna Sport Campina, que neste domingo sofreu a maior goleada da competição: 9 a 0 para o CSP.
O próximo compromisso do Sousa está marcado para a próxima quinta-feira, quando o Dinossauro visita o Campinense às 20h30 no Estádio Amigão. Um dia antes, também às 20h30 no Amigão, a Queimadense recebe o Auto Esporte.

Receita libera hoje consulta a lote de malha fina do Imposto de Renda

 
A Secretaria da Receita Federal libera nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, as consultas a lotes residuais do Imposto de Renda, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina. O lote englobará os exercícios de 2008 a 2013 e o dinheiro estará disponível para saque em 17 de fevereiro.
As consultas podem ser feitas no site da Receita:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp

Também podem ser realizadas pelo telefone 146 (opção 3) ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Praia do Bessa tem águas mornas, corais e esportes radicais na PB

'Caribessa' atrai turistas para praia de João Pessoa (Foto: David Montenegro/Divulgação) 
Um mar de águas mornas, esportes radicais e mergulho em corais são ambientes que fazem do 'Caribessa', na praia do Bessa em João Pessoa, um local que está atraindo turistas ao litoral paraibano. Passeios de caiaque, stand-up paddling, windsurf e piscinas naturais sob a luz da lua são algumas das opções.
Na última sexta-feira (7), foi possível observar um grupo de mais de 10 golfinhos passeando próximo aos caiaques. Independentemente de condição física, qualquer pessoa a partir de três anos de idade pode praticar os esportes. Com uma aula de cinco minutos já é possível se divertir com segurança.
Um dos objetivos do espaço é incentivar a preservação ambiental através do esporte e lazer no mar da praia do Bessa, cuidando dos seus corais e dos animais que nela vivem. "Cresci no ambiente da praia do Bessa e sempre achei o mar parecido com o caribe  em algumas épocas, brincava com os amigos falando isso e agora virou algo sério", explicou David Montenegro, proprietário do local.
Outros Passeios
Há também passeios noturnos que acontecem apenas em noites de lua cheia, com guias aptos que acompanham todos os participantes a uma piscina natural de areia vermelha envolta por corais. O espaço ainda oferece visita a outros destinos como o Rio Sanhauá, Ilha da Restinga, pôr do sol na praia do Jacaré, rio Miriri e rio Gramame.

“Profetas da chuva” e Meteorologistas preveem chuvas dentro da normalidade no Sertão e Cariri Paraibano

Previsão é de chuvas dentro da normalidade 
A previsão para os três primeiros meses deste ano é de chuva dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba. Um prognóstico semelhante a este, divulgado em dezembro pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), foi anunciado pelos “profetas da chuva”, observadores das variações climáticas que atuam nas comunidades.
A previsão da Agência Estadual foi divulgada durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática, evento que aconteceu em Campina Grande com meteorologistas de todo o Nordeste. Já a décima oitava edição do Encontro Profetas da Chuva aconteceu, nesse fim de semana, em Quixadá (CE) com a participação de 32 profetas. A divulgação foi acompanhada por agricultores, produtores familiares, empresários rurais e meteorologistas.
Tomando como base a observação de plantas, insetos, ventos e nuvens, os profetas anunciaram chuvas dentro da média no Nordeste. “Vamos ter um bom inverno. Recomendo aos agricultores plantarem nas primeiras chuvas”, informou a profetisa dona Lurdinha. “Teremos inverno dentro da média histórica”, concordou Meyrismar Dias.
Ao saber que a previsão popular foi semelhante a feita pelo Governo do Estado, a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, disse que respeita a previsão dos profetas, mas destacou a importância da pesquisa científica. “A meteorologia explica a dinâmica da atmosfera por meio da utilização de dados, equipamentos, modelos, equações dentre outras ferramentas. Por outro lado, não podemos desconsiderar o valor do conhecimento popular. Alguns podem ser apenas crendices que vêm sendo propagadas por gerações, mas outros podem ser comprovados cientificamente”, observou.
Alguns meteorologistas consideram que este tipo de observação baseada no comportamento de plantas e animais é válido para uma previsão a curto prazo. “A natureza é sábia, os insetos sentem as mudanças de tempo” acrescentou Marle. Para o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, é importante relacionar a climatologia com os ditos populares, registrando os anúncios feitos pelos profetas e observando cientificamente o comportamento das chuvas na Paraíba. “A cultura popular não pode ser desprezada. Cabe aos cientistas associar os estudos acadêmicos com esta sabedoria do homem do campo que muitas vezes está baseada em conhecimentos milenares”, avaliou. 

CONFIRA AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL DE CATOLÉ DO ROCHA 2014 - CATOLÉ MIX

Chuvas do final de semana faz Rio Piranhas transbordar em Paulista (PB)



Chuva de 20mm faz com que o nível do Rio Piranhas aumente um pouco no Alto Sertão; Veja fotos

Em virtude das fortes chuvas registradas na região nas últimas horas um fato chamou a atenção de moradores do vizinho município de Paulista.
O nível do Rio Piranhas, que há meses vinha sendo afetado com a estiagem prolongada, ameaçando inclusive o abastecimento da cidade, aumentou seu volume.
A imagem encheu de esperança e alegrias a população que voltou a acreditar na possibilidade de um bom inverno este ano.
Na noite do sábado (8) o tempo mudou e ocasionou chuvas em áreas isoladas do Sertão o que refletiu no manancial hídrico que corta Paulista.
A imagem fez muitos acompanharem de perto o cenário que ha bastante tempo não era visto e nem apreciado pelos paulistenses e visitantes.