segunda-feira, 7 de abril de 2014

Polícia solta 400 caranguejos capturados ilegalmente na PB

Policiais mostram a diferença de tamanho entre um caranguejo adulto e um filhote (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Caranguejos foram soltos no mangue do Cetas, em Cabedelo (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Cerca de 400 caranguejos foram devolvidos ao meio ambiente pela Polícia Militar Ambiental daParaíba no final da tarde deste sábado (4), em Cabedelo. De acordo com o Tenente Aragão, os animais foram capturados em operação realizada entre as cidades de Jacumã e Conde, nas proximidades da PB 008.
Ele explicou que o caranguejo está em período de reprodução nos três primeiros meses do ano e que a captura é estritamente proibida durante esse tempo, por isso a operação. “O caranguejo faz uma caminhada pela margem do mangue para se reproduzir, aí o cidadão se aproveita dessa desvantagem para capturá-lo, para fazer a pesca, para venda ou para se alimentar. Mas nesse período a pesca é completamente proibida”, afirma o tenente.
Dentre os caranguejos apreendidos, muitos ainda eram filhotes, que também tem a pesca proibida.  A Polícia Ambiental afirma realizar rondas e patrulhas para evitar a captura desses animais durante todo o período de reprodução. Eles foram soltos no mangue do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário