domingo, 11 de novembro de 2012

Polícia Ambiental captura cuandu em teto de galpão na Paraíba

Animal, semelhante a um porco espinho, será encaminhado para o Cetas, em Cabedelo (Foto: Waldir Pereira/Polícia Ambiental)

Cuandu estava em cima do telhado de um galpão em construção, em Pedras de Fogo (Foto: Waldir Pereira/Polícia Ambiental)

A Polícia Militar Ambiental capturou, na manhã deste sábado (10), um cuandu no município de Pedras de Fogo, a 42 km de João Pessoa. Segundo informações do sargento Waldir Pereira, da PM Ambiental, o animal que se assemelha a um porco espinho estava no teto de um galpão em construção. O resgate do cuandu mobilizou também o Corpo de Bombeiros e moradores da região, que cederam ainda um caminhão com guincho para suspender os policiais e evitar que o telhado do galpão quebrasse com a ação.
De acordo com o sargento Waldir, o animal provavelmente se abrigou no galpão após alguma das constantes queimadas de canaviais tê-lo deixado sem habitat. “Este tipo de animal costuma se abrigar em ambientes de mata e como neste local a área urbana é muito próxima da área rural, é possível que o cuandu tenha se abrigado no alto galpão após alguma queimada. Tívemos que ter cautela no resgate pois o teto do galpão era de um material frágil, que não suportaria nossa subida, mas contamos com a ajuda de um civil que levou o policial até o topo com um guincho”, comentou.
O animal capturado será levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, na Grande João Pessoa, para que seja feita uma avaliação. Caso não seja encontrado nenhum ferimento, o cuandu será solto na reserva de Mata Atlântica, de João Pessoa, onde também se localiza o Jardim Botânico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário