quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sudema notifica hospital universitário por lixo hospitalar a céu aberto na PB

Sudema fiscalizou depósito irregular de lixo e notificou hospital. (Foto: Waléria Assunção/TV Paraíba)

Um depósito de lixo hospitalar misturado a lixo comum está acumulado há mais de cinco meses, nos fundos do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande. A irregularidade foi identificada na manhã desta terça-feira (27). A fiscalização da Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) notificou o hospital.
Segundo funcionários no local, o amontoado de lixo está acumulado desde a metade do ano. Agulhas, seringas, frascos de remédios, luvas cirúrgicas e demais materiais hospitalares estão sendo despejados em local de livre circulação por trás do prédio do HUAC, sem o devido recolhimento e misturado a restos de comida e lixo comum.
De acordo com o coordenador da Sudema, Roberto Almeida, existe grande risco de contaminação. “Isto traz vários problemas devido ao material à céu aberto. A população está em risco, porque aqui se fazem cirurgias e uma série de procedimentos, podendo acarretar alto risco de infecção hospitalar”, afirmou.
O Hospital Universitário foi notificado para regularizar a situação em 10 dias. De acordo com Socorro Campos, da diretoria administrativa do HUAC, foi solicitado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) um reajuste contratual junto à empresa terceirizada que faz o recolhimento do lixo para normalizar a coleta.

Segundo o reitor da instituição, Thompson Mariz, não houve solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário