terça-feira, 15 de janeiro de 2013

S.O.S. SECA NA PARAÍBA

. (Taiguara Rangel/G1)

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lança, nesta terça-feira (15), a Campanha ‘SOS Seca Paraíba’, um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais  sobre a convivência com a seca. O que o órgão espera do Poder Executivo é a composição de um plano que fortaleça a agricultura, proteja os habitantes e garanta a segurança hídrica do estado. O  lançamento, ocorre no Salão Parahyba, do Hotel Tambaú, em João Pessoa, a partir das 9h.
O evento vai contar com vários senadores pelo estado e dez deputados da bancada federal paraibana, além de prefeitos e vereadores, segundo a assessoria da ALPB, que acrescentou ainda que vão estar presentes os presidentes de Assembleias Legislativas e comitivas de parlamentares estaduais de Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Segmentos religiosos e órgãos como a Associação Paraibana de Imprensa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa).
De acordo com a ALPB, a campanha é o resultado da 'Caravana da Seca', realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro e que teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba em decorrência da seca.
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destaca o caráter regional que o 'SOS Seca PB' assume com o intuito de contribuir para chamar a atenção dos governos federal e estadual para a efetivação de ações  permanentes, capazes de promover a convivência dos agricultores, agropecuaristas e produtores rurais com a seca no Semiárido.
“A ideia é unir todas as autoridades, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, entidades de classe, órgãos de pesquisa e segmentos religiosos dos nove estados que compõem a região Nordeste em torno desta discussão e apresentar mecanismos capazes de manter o homem no campo, com atividades produtivas, evitando assim a desertificação do Semiárido”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário