terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hemocentro e Trauma fazem dia de doação de sangue em João Pessoa

O Hemocentro da Paraíba e o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa realiza nesta terça-feira (5) uma campanha pela doação  de sangue devido ao aumento do número de atendimentos ligados aos festejos do carnaval. Com o início da campanha, os interessados também poderão doar sangue na unidade móvel que estará posicionado na entrada do Trauma de João Pessoa. Os atendimentos serão feitos no horário das 9h às 16h.


O objetivo é abastecer o estoque de sangue da unidade, tendo em vista o aumento dos acidentes de trânsito no período.A coordenadora da agência transfusional do Hospital de Trauma, Rosineide Pontes, ressalta a importância da doação.
“Dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue. Para mantermos o estoque, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, explica. Os doadores devem comparecer ao Trauma com documentos originais com foto. Durante a ação, também será realizado cadastro de doadores de medula óssea para o cadastro nacional.
No ano passado durante os quatro dias do feriado de Carnaval foram realizados 650 atendimentos no Trauma. Os casos envolvendo motocicletas foram que apresentaram maior incidência nos plantões durante o período, com 80 atendimentos. As vítimas de acidentes de carro somaram 24 pacientes. Também foram registrados vítimas de agressão física (26), arma de fogo (22), arma branca (17), atropelamento (18), queimaduras (15) e acidente de bicicleta (seis). Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário