terça-feira, 12 de agosto de 2014

ONG promove intercâmbio entre marisqueiras do litoral da Paraíba

Encontro de marisqueiras na Paraíba é promovido pelo projeto Sou Fruto do Mar (Foto: Enrico Marcovaldi/Arquivo Pessoal)
Um grupo de marisqueiras da comunidade da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, localizada no litoral norte da Paraíba, participam nesta terça-feira (12) de um intercâmbio de conhecimento com as mulheres marisqueiras do município de Acaú, localizado no litoral sul do Estado. O objetivo, de acordo com a Fundação Mamíferos Aquáticos, é provocar a reflexão e o senso de observação das marisqueiras da Barra ao visitar um ambiente de extração do marisco similar.
O encontro faz parte das atividades de resgate e valorização do papel da mulher marisqueira, previstas no “Projeto Sou Fruto do Mar: Construindo Novas Possibilidades”, um trabalho socioambiental promovido pela Fundação Mamíferos Aquáticos, com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Fundo Costa Atlântica.
Segundo a coordenadora técnica do Projeto,  Daniela Araújo, em Acaú há uma associação organizada voltada especificamente para quem trabalha com a catação do marisco e foi percebido que lá existe uma articulação de forma diferenciada da comunidade da Barra de Mamanguape, que  relata algumas dificuldades na prática da atividade. "Estamos levando as marisqueiras da Barra para uma troca de experiência e vivência provocando a reflexão do grupo na busca de possíveis alternativas a fim de superar as dificuldades relatas principalmente na venda do marisco”, disse Daniela Araújo.
O Sou Fruto do Mar está atuando na Barra de Mamanguape, há pouco mais de seis meses, com o objetivo de promover a valorização das mulheres marisqueiras e a melhoria da qualidade de vida de quem vive da pesca artesanal na região. O projeto tem realizado oficinas de capacitação junto à comunidade, abordando temas ligados à saúde, gastronomia, proteção previdenciária, valorização da mulher e geração de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário