quinta-feira, 23 de julho de 2015

Chuvas elevam nível de reservatório e tiram cidades da PB do racionamento

Seis localidades que estavam no sistema de racionamento voltaram a ser abastecidos normalmente nesta quarta-feira (22) depois que o volume de água na barragem de Lagoa de Matias subiu para 75% com as chuvas das últimas semanas. As cidades beneficiadas são Belém, Caiçara, Logradouro e os distritos de Rua Nova, Cachoeirinha e Braga. Segundo a Cagepa, mais de 30 mil paraibanos voltam a receber água nas torneiras.
O município de Serraria já tinha saído do sistema, que era executado nos finais de semana, na sexta-feira (17) depois que a barragem de nível existente na cidade registrou boa recarga com as chuvas deste mês.
Segundo o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, a empresa está estudando um novo plano de racionamento para os municípios abastecidos pelos açudes Canafístula I e II, onde também houve aumento no volume. Atualmente, Canafístula I só abastece as cidades de Pirpirituba, Duas Estradas, Sertãozinho, Lagoa de Dentro e Serra da Raiz durante três dias na semana. Mas com a subida de nível de 16% para 25%, está sendo analisada a possibilidade de abrirmos as torneiras por mais dias para a população.
Já Canafístula II estava em colapso desde abril, com menos de 2% de sua capacidade. “E agora, com 21%, estudamos uma forma de, pelo menos, abastecer algumas das cidades atendidas pelo sistema por alguns dias, em regime de racionamento”, explicou o presidente. O reservatório abastece Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna, Riachão, Tacima, Dona Inês, Damião e os distritos de Barreiros, Logradouro, Cozinha, Cachoeirinha e de Bola.
Chuvas
De acordo com Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgou nesta quarta-feira (22), que choveu 260,5mm em 31 cidades paraibanas onde a Aesa pôde verificar o volume de chuvas. Em Campina Grande o volume de chuvas registrado foi de 21,3 mm, enquanto em João Pessoa choveu 7,8 mm. Outros volumes de chuva de destaque foram registrados em Alhandra, com 18,3 mm; e Lagoa Seca, com 17,7 mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário