quarta-feira, 22 de maio de 2013

Quarto ninho de tartarugas marinhas é violado em João Pessoa

Ninho violado na Praia de Ponta de Campina, em João Pessoa (Foto: Arquivo Pessoal/Clênia Batista) 

Mais um ninho de tartarugas marinhas foi violado nesta terça-feira (21), em João Pessoa, e cerca de 150 ovos podem ter sido levados, de acordo com a fundadora da ONG Guajiru, a bióloga Rita Mascarenhas.
O roubo aconteceu na Praia de Ponta de Campina, possivelmente durante a manhã. Rita afirma que as madeiras de proteção do ninho foram arrancadas e que o vandalismo acontece, geralmente, quando se busca comer os ovos.
Mas Rita acredita que as últimas violações teriam um cunho político, que tencionaria desqualificar o trabalho da Guajiru. “Pelo tempo de colocação dos ovos, as tartaruguinhas já estavam desenvolvidas; quer dizer, os ovos já não serviam mais para consumo. Quem está envolvido nisso quer nos prejudicar, pois há muito tempo que não tínhamos nenhum roubo e, só em 2013, já roubaram quatro. Chegaram a colocar lixo e gargalos de garrafas dentro de dois desses ninhos”, lamenta Rita.
A ONG Guajiru monitora 136 ninhos em praias que vão de Tambaú a Ponta de Campina. “Para nós, é impossível fiscalizar tantos locais. Contamos com a colaboração da população para coibir essas ações”, finaliza Rita Mascarenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário