terça-feira, 26 de novembro de 2013

Bancário 'estiloso' vai participar dos 21km da Meia Maratona Cabo Branco e diz que já foi de João Pessoa à Catolé do Rocha à pé

Cícero Ezequiel, bancário, atleta de corridas de rua de João Pessoa (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco) 
Cícero Ezequiel, bancário, atleta de corridas de rua de João Pessoa (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco) 
Estilo. Indiscutivelmente essa é uma das características de milhares de atletas que participam de corridas de rua mundo afora. E na Meia Maratona Cabo Branco não vai ser diferente. Pelo menos um dos mais de 2.600 corredores inscritos na prova, com certeza, vai chamar a atenção pela orla de João Pessoa no próximo dia 30. Trata-se do bancário Cícero Ezequiel, que adota um estilo, no mínimo, curioso quando troca a condição de escriturário pela de atleta 
Há 31 anos, Cícero vive a rotina de agências bancárias, onde já chama atenção pela aparência: barba comprida, chapéu de couro e roupas regionais. Os colegas elogiam muito o estilo único de Cícero, mas o que mais chama a atenção é uma outra característica peculiar: o fato de ele também ser um atleta das ruas.
Cícero começou a se aventurar no esporte há 10 anos, quando decidiu ir a pé de João Pessoa, onde trabalha, até Catolé do Rocha, no interior, a mais de 430km da Capital. Para a viagem, o bancário contratou os serviços de um personal trainer e, juntos, os dois deram início à empreitada. Mas no terceiro dia de caminhada, o personal trainer desistiu, sem aguentar mais, com os pés cheios de calos. Mas Cícero continuou a peleja dele e concluiu o percurso.
- Eu resolvi fazer esse desafio comigo mesmo. Eu saí daqui (João Pessoa) a pé e pensei: "Se eu não conseguir, eu pego um ônibus e chego lá". Mas em três dias eu já estava em Soledade (a 190km da Capital). Aí decidi não parar mais e cheguei em Catolé depois de 11 dias - explica Cícero.
E ele não parou mais mesmo. Passou a correr com frequência e a participar de provas. Mas o detalhe é o jeito adotado por Cícero para correr. Um estilo que chama a atenção de quem o vê aí pelas ruas. Nem sempre de frente, geralmente de lado e, às vezes, até de costas, o bancário sai correndo por aí, praticando esporte, se divertindo e virando alvo de olhares curiosos.
A rotina de Cícero também é peculiar. Ele termina o expediente no banco por volta das 17h e vai para casa a pé. Segundo ele, a caminhada de pouco mais de 500m serve para alongar as pernas e ainda exercitar as mãos, com as quais ele pressiona o tempo todos dois alicates de pressão durante o percurso.
- Você já sai focado naquela hora que é só sua. Você fica o dia todo numa certa tensão, atendendo os clientes, apesar de ser um prazer, já que, com 31 anos de trabalho, você aprende a não sofrer com a rotina. Mas você tem que ter aquela sua parte... Cuidar de você é algo que só você pode fazer - comenta o bancário-atleta.
Quando chega em casa, Cícero não demora para se organizar para correr. E o vestuário chega a ser ainda mais inusitado do que o do trabalho: calça de estopa, tênis, colares, camiseta, óculos escuros, um rádio na cintura e o inseparável chapéu de couro. Assim ele está pronto para o momento de atividade física e lazer do dia.
Saltitando, ele ganha o calçadão da Lagoa do Parque Sólon de Lucena, sempre ao som do baião. Nessa toada, ele percorre entre 6km e 10km todos os dias, geralmente com treinos às 5h e às 18h. Quam faz caminhada, corre ou passeia pela Lagoa nesses horários acha estranho, mas também divertido esse estilo do corredor sertanejo.
- Cada um teu o seu (estilo). Eu não tenho nada contra nem a favor. Pelo menos, ele está cuidando da saúde dele - comenta o aposentado Antônio dos Santos, que caminha à noite pelo local.
E é com esse espírito animado e regional que o bancário Cícero Ezequiel promete ir à orla do Cabo Branco no próximo sábado, se juntar a mais de 2.600 corredores na Meia Maratona Cabo Branco. Com várias corridas no currículo, incluindo uma São Silvestre, ele promete brigar por uma boa colocação, mas garante que o mais importante é manter o corpo em movimento.
- Eu já garanti a minha inscrição. E eu vou para ganhar. Mesmo que eu não chegue em primeiro, só de completar o trajeto já vai ser uma vitória grande - conclui.
A largada da Meia Maratona Cabo Branco está marcada para as 17h do próximo sábado, em frente à Estação Ciência. Além da prova dos 21km, também serão disputados os percursos de 10km e 5km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário