quarta-feira, 17 de abril de 2013

João Pessoa vai ganhar Centro de Treinamento para a Copa de 2014

Vila Olímpica do Valentina (Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com/pb)

O sonho de ver a Copa do Mundo de perto está de volta a João Pessoa. E agora, com um projeto definitivo e com peso político. Nesta terça-feira, uma comitiva chefiada pelo prefeito Luciano Cartaxo e pelo secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Sérgio Meira, esteve no Rio de Janeiro e recebeu o aval do Comitê Organizador Local (COL) para adequar a Vila Olímpica do Valentina às exigências da Fifa.

De acordo com o prefeito, serão investidos R$ 3 milhões no equipamento esportivo, com verbas do Governo Federal. A partir de agora, João Pessoa passa oficialmente a concorrer contra outras cidades - o número ainda não está fechado, mas deve chegar a 80 - para seduzir alguma seleção na Copa do Mundo de 2014.
- João Pessoa tem uma grande vantagem, que é a condição geográfica. Com esse projeto do Centro de Treinamento, não tenho dúvidas de que será escolhida por alguma seleção que esteja entre as sedes de Recife ou Natal - disse Luciano Cartaxo.
De acordo com o secretário de Esportes, Sérgio Meira, a aprovação do projeto vai garantir a João Pessoa, além de um equipamento esportivo de qualidade, uma visibilidade internacional.
- João Pessoa não pode ficar de fora da Copa, pois está localizada entre duas sedes. Isso vai projetar nossa Capital internacionalmente. A construção do novo Centro de Treinamento vai beneficiar nossa cidade que receberá um equipamento esportivo de primeiro mundo - destacou.
Durante a reunião no Rio de Janeiro, o gerente do Comitê Gestor da Copa do Mundo comunicou oficialmente a inclusão de João Pessoa como cidade-candidata a Centro de Treinamento de Seleções (CTS).
Além da revitalização da Vila Olímpica do Valentina, outros projetos paralelos também serão executados para transformar a cidade de João Pessoa em polo da Copa do Mundo.
- O mais importante é o legado para a cidade. O CT não servirá apenas para a Copa do Mundo. Vai servir para os nossos clubes realizarem pré-temporadas. Vai servir para a comunidade. Além disso, vamos nos reunir com o trade turístico, com a CDL, com empresários. Temos que dar condições à cidade para receber os turistas que virão até aqui - emendou Luciano Cartaxo.
Audiência em Brasília

Logo após a confirmação do projeto de João Pessoa, a comitiva do prefeito seguiu para Brasília para duas audiências - com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo - para detalhar o projeto. Segundo Luciano Cartaxo, a receptividade foi animadora.

- Ficou claro que todos querem ver João Pessoa na Copa do Mundo de 2014. E que isso só depende da gente. O primeiro passo foi a aprovação do projeto. Creio que até novembro já estaremos com as obras concluídas para que possamos 'vender' o CT do Valentina às seleções que irão disputar o Mundial - finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário